terça-feira, 25 de junho de 2013

Cárie dentária, sintomas, tratamento e cuidados

Por: Jaqueline Barros

Bom dia!

Olá pessoal...
Hoje vou falar para vocês a importância da higiene oral para a vida das pessoas.
Todo mundo acha que escovar os dentes não é necessário estão enganados, pois basta um pequeno deslize para as doenças bucais começarem a aparecer.

A cárie dentária é conhecida como uma manchinha preta, mais nem todos os casos vão ser iguais. A cárie age no dente destruindo os tecidos dentais causando a deterioração do dente motivada pela ação das bactérias, tendo a influência do estilo de vida de cada indivíduo. 

Sintomas:
Em alguns casos a cárie dentária não provoca sintomas, mas normalmente a cárie tem como sintomas a sensação dolorosa ou dor de dente, especialmente depois de ingerir bebidas ou alimentos doces, frios ou quentes. 

Tratamento:
A cárie precisa ser retirada, para isso o dentista remove o tecido cariado preenchendo a cavidade (o pequeno “buraco”) com uma resina composta ou algum material como o amálgama de prata, o dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo. 

Cuidados:
* Usar o fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir. O fio dental consegue retirar restos de comida e placas bacterianas aonde à escova de dente muitas vezes não chega;
* Escove os dentes após qualquer refeição, massageando a gengiva. Use cremes dentais com flúor;
* Coma alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete e verduras em geral, pois elas estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca;
* Evite escovar os dentes após o consumo de refrigerantes, a maioria dos refrigerantes amolecem os dentes, espere no mínimo 15 minutos para poder escová-los;
* Não beba muito refrigerante, pois eles agridem os dentes;
* Visite seu dentista regularmente, o recomendável é visitá-lo a cada seis meses. 

Dica: Galerinha não vai sair beijando todo mundo por ai não, principalmente pais que tem filhos pequenos evitem ficar se aproximando da boquinha deles, você pode contaminar o seu filho (a), então evite que o seu filho (a) pegue cárie dentária, pois a cárie dentária e uma doença infecto contagiosa, ou seja, ela pode ser passada de uma boca para a outra.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Como a falta de comunicação interfere na saúde das pessoas


Por: Jaqueline Barros

A profissão do jornalista e buscar informação e fazer com que as pessoas possam desfrutar do que está acontecendo no dia-a-dia, criei esse blog para orientar as pessoas sobre como a comunicação pode interferir o modo de pensar, agir e se manifestar diante de um assunto que é pouco divulgado no caso da saúde bucal.


Sou acadêmica de Jornalismo e Técnica em saúde bucal, nada mais justo desfrutar um pouco da experiência que tenho para orientar as pessoas como e de grande inportância cuidar da higiene oral.

Dicas para as mães cuidar melhor da saúde bucal de seus filhos.

A melhor maneira de cuidar e desde pequeno para que eles cresça com dentes e gengivas saudavéis. 
Mostre a ele que cuidar da higiene bucal pode ser uma atividade interessante e até divertida. Convide-o a escovar os dentes junto com você; leve-o para comprar e escolher a sua escova dental, conte histórias, enfim, use a sua criatividade. É muito bom quando o cuidado com a higiene bucal se torna uma atividade prazerosa para a criança.

Oriente-o para que escove os dentes pelo menos três vezes ao dia. Todas as escovações são importantes, mas a da noite, que a criança fará antes de deitar-se é fundamental e deve ser ainda mais caprichada.
Use uma quantidade pequena de creme dental e observe para que a criança não engula o mesmo.
Ao comprar a escova, observe que a mesma tenha cerdas macias e de pontas arredondadas e troque-a periodicamente (aproximadamente a cada três meses ou quando as cerdas começarem a abrir).
Consulte seu cirurgião dentista sobre a forma correta de escovação e acompanhe seu filho até que ele realmente esteja habituado a realizá-la da forma correta.
Uso do fio dental

A criança deve usar diariamente o fio dental para remover os restos de alimentos que se depositam entre os dentes. A partir dos 04 anos de idade, você já deve começar o uso do fio dental. Até aproximadamente os 07 ou 08 anos a criança ainda precisará do auxílio dos pais para usar o fio dental.







terça-feira, 18 de junho de 2013

Obesos são mais propensos a ter doenças bucais





Alguns estudos recentes comprovam que o mal também atinge a saúde bucal de inúmeras formas, principalmente com as doenças periodontais – doença gengival que tem como característica principal a destruição óssea ao redor da raiz do dente. Um deles, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA), acompanhou 37 mil homens por 16 anos e percebeu que a obesidade estava associada a um aumento de 29% dos casos de problemas inflamatórios bucais. Segundo os cientistas, isso seria causado por substâncias inflamatórias presentes nas células de gordura. Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 49% da população brasileira estão acima do peso. A obesidade é um problema enfrentado no mundo inteiro e encarado como epidemia, até mesmo à frente da desnutrição. O SUS gasta, anualmente, R$ 488 milhões com o tratamento de doenças associadas à obesidade, como diabetes, doenças do coração e alguns tipos de câncer.
O cirurgião-dentista Afonso Luís Puig Pereira, do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, explica que o tecido adiposo funciona como um reservatório de substâncias que podem aumentar processos inflamatórios. São as chamadas citocinas, moléculas que tem a função de regular a resposta inflamatória e imunológica. Quando existe uma agressão à gengiva por bactérias causadoras da periodontite, há uma liberação das citocinas proporcional à quantidade de tecido adiposo. “Portanto, quanto mais obeso o indivíduo com periodontite, maior é a liberação destas substâncias, maior a resposta inflamatória na gengiva e, consequentemente, haverá um aumento da doença periodontal”, diz Pereira.
O dentista conta que em pesquisas atuais sobre a relação entre obesidade e periodontite foi verificada a necessidade de manter um peso corporal adequado à altura para evitar uma resposta inflamatória exacerbada em um quadro de doença gengival em curso. “Adicionalmente, ao emagrecer a pessoa terá uma probabilidade menor de desenvolver outras doenças como Diabetes tipo 2, cardiopatias, hipertensão arterial, dislipidemias”, afirma.
Açúcar: o vilão
O filme ‘Muito Além do Peso’ mostra que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam, e, pela primeira vez na história, apresentam sintomas de doenças de adultos, como problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2.
Outro dado alarmante é que o consumo excessivo de açúcar contribui para a morte de 35 milhões de pessoas por ano no mundo, o que equivale mais ou menos à população do Canadá. Problema sério para o Brasil, uma vez que 56% dos bebês tomam refrigerante antes do primeiro ano de vida. O consumo de uma latinha de refrigerante por dia, durante um mês, implica na ingestão de 1,115kg de açúcar.
Na saúde bucal, o açúcar é grande aliado da cárie. “A fermentação de açúcares pelas bactérias cariogênicas desmineralizam a superfície do dente, que pode provocar as cavidades conhecidas como cárie dental”.
O ideal é escolher um estilo de vida que inclui bons hábitos alimentares e atividade física rotineira. Alimentos com a quantidade apropriada de calorias mantém o peso. “Essa quantidade varia de pessoa para pessoa e depende de muitos fatores como peso, altura, sexo e nível de atividade física”, ressalta Pereira.
Cenário
- No Brasil, 33,5% das crianças sofrem de sobrepeso ou obesidade.
- 56% dos bebês tomam refrigerante frequentemente antes do primeiro ano de vida.
- Uma latinha de refrigerante contém sete saches de 5g de açúcar.
- O consumo de uma latinha de refrigerante por dia, durante um mês, implica na ingestão de 1,115kg de açúcar.
- Um suco em caixinha “natural” contém seis saches de 5g de açúcar.
- O consumo excessivo de açúcar contribui para a morte de 35 milhões de pessoas por ano no mundo, o que equivale mais ou menos à população do Canadá.

Fonte: Saúde Terra 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sorria!


Crédito: Saúde PB 



Estudantes do 4º ano da Faculdade de Odontologia improvisam consultórios odontológicos em escolas públicas do Distrito de Saúde Noroeste para atender crianças carentes. A ação faz parte do Projeto Tratamento Restaurador Atraumático (ART), desenvolvido a partir de uma parceria entre a faculdade e Secretaria Municipal de Saúde. Sob a supervisão de professores, os futuros dentistas fazem o diagnóstico para verificar os dentes que estão com cáries. Todo o processo é feito de modo com que a criança não sinta dor. Os casos mais complexos são encaminhados para a Clínica da Faculdade de Odontologia e para os Centros de Saúde da cidade. Neste ano, até o final de agosto, foram atendidas 231 crianças, totalizando 1.068 procedimentos.  


Fonte: Jornal da PUC-Campinas