segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cuidado: flúor em excesso não é legal


 
Por: Jaqueline Barros
Quer manter um sorriso bonito e branquinho?
Para que isso aconteça a uma série de cuidados que devem ser tomados e que são primordiais para a saúde bucal. O mais indicado é procurar um dentista para uma revisão geral e saber o que precisa ser feito.
Tempos atrás, o acesso ao dentista era restrito às famílias com maior poder aquisitivo. O que as pessoas faziam era usar o flúor para um fortalecimento e proteção dos dentes. Isso é bom e é recomendado pelos dentistas, mas o que se fazia de errado era o uso em excesso. Esse produto, em grande quantidade e em uso constante, pode fazer totalmente o oposto do que se desejava, acabando com seus dentes e tirando a magia dos sorrisos.
O flúor faz mal a saúde?
Não. O flúor é benéfico, pois protege seus dentes contra as cáries e fortalece o esmalte. Mas em grande quantidade, pode acarretar em problemas nos rins e fígados, além da fluorose, que é uma alteração na cor do esmalte durante a formação dos dentes. Nos casos mais leves, essa fluorose tem uma tonalidade esbranquiçada. Já nos casos graves, essa cor é mais escura: acastanhada ou marrom, acarretando, futuramente, na perda da estrutura dental, já que os dentes ficarão mais frágeis e vulneráveis a qualquer tipo de problema na boca.
Segundo alguns estudantes de odontologia afirmam que a fluorose é irreversível. “Dependendo do grau da fluorose, o que se pode fazer é um tratamento estético, como um polimento ou um clareamento em longo prazo”. E ainda afirmam que o uso do flúor é recomendado, principalmente, nas crianças, mas de forma adequada e em quantidade estipulada pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Mas sempre e bom ter e levar em consideração a orientação de um profissional.
Visitem um dentista regularmente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário