terça-feira, 25 de junho de 2013

Cárie dentária, sintomas, tratamento e cuidados

Por: Jaqueline Barros

Bom dia!

Olá pessoal...
Hoje vou falar para vocês a importância da higiene oral para a vida das pessoas.
Todo mundo acha que escovar os dentes não é necessário estão enganados, pois basta um pequeno deslize para as doenças bucais começarem a aparecer.

A cárie dentária é conhecida como uma manchinha preta, mais nem todos os casos vão ser iguais. A cárie age no dente destruindo os tecidos dentais causando a deterioração do dente motivada pela ação das bactérias, tendo a influência do estilo de vida de cada indivíduo. 

Sintomas:
Em alguns casos a cárie dentária não provoca sintomas, mas normalmente a cárie tem como sintomas a sensação dolorosa ou dor de dente, especialmente depois de ingerir bebidas ou alimentos doces, frios ou quentes. 

Tratamento:
A cárie precisa ser retirada, para isso o dentista remove o tecido cariado preenchendo a cavidade (o pequeno “buraco”) com uma resina composta ou algum material como o amálgama de prata, o dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo. 

Cuidados:
* Usar o fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir. O fio dental consegue retirar restos de comida e placas bacterianas aonde à escova de dente muitas vezes não chega;
* Escove os dentes após qualquer refeição, massageando a gengiva. Use cremes dentais com flúor;
* Coma alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete e verduras em geral, pois elas estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca;
* Evite escovar os dentes após o consumo de refrigerantes, a maioria dos refrigerantes amolecem os dentes, espere no mínimo 15 minutos para poder escová-los;
* Não beba muito refrigerante, pois eles agridem os dentes;
* Visite seu dentista regularmente, o recomendável é visitá-lo a cada seis meses. 

Dica: Galerinha não vai sair beijando todo mundo por ai não, principalmente pais que tem filhos pequenos evitem ficar se aproximando da boquinha deles, você pode contaminar o seu filho (a), então evite que o seu filho (a) pegue cárie dentária, pois a cárie dentária e uma doença infecto contagiosa, ou seja, ela pode ser passada de uma boca para a outra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário